24/08/2013

Mel Fronckowiak lança o livro "Inclassificável - Memórias da Estrada"


Em março de 2011, Mel Fronckowiak viu sua vida mudar completamente. Escolhida entre centenas de candidatas para ser uma das seis integrantes da novela Rebelde, exibida pela Record, a atriz encarou o desafio e se dedicou de corpo e alma ao projeto, que incluía percorrer o Brasil de norte a sul com a turnê musical de RBD. E foi justamente durante essas viagens, a bordo de um ônibus todo colorido que chamava atenção por onde passava, que Mel resolveu aproveitar para fazer o que mais gostava: escrever.

O resultado está reunido no livro "Inclassificável - Memórias da estrada" (Editora Rubra), que conta com o prefácio da atriz e escritora mexicana Dulce Maria e orelha assinada pelo cineasta e poeta Pedro Cezar. Recheado de crônicas e vivências registradas por Mel durante sua passagem por 40 cidades do Brasil (num total aproximado de 70 shows), a publicação foi a forma encontrada pela atriz para expressar todos os sentimentos que surgiam com a nova experiência. "Em cada lugar uma história surpreendente, uma atmosfera nova, um sotaque diferente. Vivemos muitas emoções e a minha forma de lidar com isso foi escrevendo. Quando percebi que as palavras foram ganhando forma decidi transformá-las em livro", conta Mel, que ficou um ano e meio na estrada.

A atriz lembra que o ritmo intenso de gravações e shows a afastou completamente de seus familiares. "Sentíamos muita falta da nossa casa, de fincar raízes, de dormir mais de duas noites na mesma cama. Apesar da quantidade de gente ao meu redor a solidão brotava em vários momentos. Foi aí que percebi que para estar só não é preciso estar sozinho. Quando fizemos o último show a ficha caiu: tudo tinha terminado e agora era cada um no seu caminho", diz.

Neste momento, Mel decidiu seguir um percurso que sempre a seduziu. Apaixonada por livros desde pequena _ cresceu ouvindo histórias dos pais, dos tios e avós - a guria de Pelotas resolveu levar a sério a resposta que sempre dava quando perguntada o que queria ser quando crescer: escritora. Não à toa, cursou jornalismo em sua cidade natal, com a ideia de trabalhar com mídia impressa, fez parte de um jornal social e chegou a publicar algumas crônicas no Diário Popular. Sempre com seu caderninho de poesias a tiracolo, a primeira coisa que gostava de conhecer nos colégios era a biblioteca.

"Quando criança, minha mãe me deu de presente Meu Pé de Laranja Lima e eu devorei o livro! Quase não falava com ninguém, só saia do quarto quando tinha fome. Um dia, ela foi me acordar para ir à escola e eu simplesmente não tinha dormido. Passei a noite envolvida com o fim da história", conta.

Em seu texto de apresentação, a atriz e escritora Dulce Maria presta uma bela homenagem à Mel: "Às vezes neste meio as pessoas acreditam que por estar na TV ou ser famoso a sua vida é perfeitamente feliz. E a única coisa que posso dizer é que isso é uma mentira. Conto isso porque no pouco tempo que pude conviver com a Mel e conhecê-la, descobri que é das poucas pessoas que ainda encontra a magia nos pequenos detalhes, que ainda está em contato com as suas emoções e que, apesar da fama e da facilidade que seria para uma jovem artista perder a cabeça e desgrudar os pés do chão, ainda conserva humildade e transparência para apreciar a beleza do mundo, da natureza, e o amor que move e mantém o mundo girando".

Na pré-venda pela internet, foram vendidos mais de 4 mil exemplares. O lançamento oficial será no dia 24 de agosto na Livraria Cultura, do Shopping Fashion Mall.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...